A política da qualidade é o compromisso, por escrito, no qual a organização firma seu comprometimento com a qualidade e o atendimento às necessidades dos clientes, visando à melhoria continua nos processos e produtos.
Devemos incluir na política quais são os objetivos diante do foco principal da organização, que podem ser vários, isso será definido pela Alta Direção, mas vamos citar alguns exemplos: capacitar seus colaboradores, melhoria de produtos e serviços, melhora do ambiente de trabalho, lembrando que dois itens não podem ficar de fora, são eles, melhoria continua dos processos e a satisfação dos clientes, que são os objetivos principais da ISO 9001.
Todos os colaboradores devem estar familiarizados e entender o seu objetivo, não basta decorar o que está escrito ali, é necessário entender o seu conteúdo. Após definida a política da qualidade, iremos criar os objetivos da qualidade com base em cada item da política, isto é, os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis e consistentes com a política da qualidade e serão sempre relacionados a um processo.
Vamos criar um exemplo, este que está relacionado ao processo de Recursos Humanos, “Capacitar nossos colaboradores”, então desse item iremos extrair um objetivo, “Ter colaboradores treinados e preparados para exercer suas funções”, definindo esse objetivo temos que criar um indicador de desempenho para verificar se realmente a organização está comprometida e atendendo este objetivo e consequentemente o desempenho do processo de RH, investindo em cursos e treinamentos para os colaboradores e por fim definiremos uma meta que através do indicador de desempenho iremos verificar se esta meta está sendo atingida, se por acaso não estiver, será aberto o relatório de não conformidade, e devemos verificar porque tal meta não foi atingida.