Segundo o dicionário Michaelis, política significa: “[…] 5 Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização […]”, ou seja:A política é um descritivo que tem como objetivo orientar, guiar e influenciar a forma com que uma organização é conduzida. De acordo com a ABNT NBR ISO 9001:2015, a alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
1 Desenvolvendo a política da qualidade:
a) seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
b) proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
c) inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
d) inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
2 Comunicando a política da qualidade:
a) estar disponível e ser mantida como informação documentada;
b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização;
c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
Trocando em miúdos podemos dizer que a empresa deve escrever uma política e divulga-la entre todos os interessados: colaboradores, clientes e fornecedores. Essa política deve ser específica para o seu campo de atuação, deve ajudar a se estabelecer os objetivos da qualidade, deve se comprometer em atender os requisitos do produto ou do serviço e deve garantir um processo contínuo de melhoria.
Ou seja, a política de qualidade é um compromisso que a empresa declara para suas partes interessadas. Assim como a missão, visão e valores, ajuda a alta direção a tomar decisões de priorização de projetos, contratação e de estratégias para alcançar resultados.
Uma política de qualidade realmente boa é aquela que é usada, sabendo disso, a Ferreira Consultoria, na busca constante pela excelência e qualidade em seus serviços, apresenta aos seus colabores e clientes, a nossa Política da Qualidade:
Acesse mais informações sobre o assunto ou visite outros posts em nosso blog!